terça-feira, 3 de maio de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

EXERCITANDO A IMAGINAÇÃO.


 


Objetivos:
·        Levar a Literatura de Monteiro Lobato ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa.
·        Oportunizar aos alunos da Educação Infantil o contato com a obra de Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.
·        Conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos avôs, identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos.
JUSTIFICATIVA
            Esta sequência tem como foco principal mostrar o mundo lúdico, típico da construção literária de Monteiro Lobato, através das tradições folclóricas tão bem retratadas pelo autor.
            Segundo Huizinga (1980), o elemento lúdico é algo presente desde a gênese da civilização e desempenha papel importante na criação da cultura e no desenvolvimento humano em sua totalidade. O lúdico é um fenômeno social, anterior à cultura, fruto das relações da sociedade humana, que em sua essência promove divertimento, fascinação, distração, excitação, tensão, alegria, arrebatamento, ação e emoções que perpassam as necessidades imediatas da vida humana.
Nesse sentido agora entramos no mundo encantado do sitio do pica pau amarelo resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os brinquedos .Apresentando as crianças o autor dessas mavarilhosas historia que encantam gerações em gerações.
Mostrar que todos os personagens que fazem parte do sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emilia a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde o estudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos , encantamento, Tia Anastácia os quitutes receitas diversas, tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci as lendas e outros personagens cada um com sua característica.

BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.  Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.  Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.  Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. 
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.  No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.
2°feira
Confecção do convite para a apresentação da professora Dayse, em forma de um livro, pois a mesma ressalta a importância da literatura.(período matutino)
3°feira
Duas Emílias farão a motivação para as turmas assistirem o vídeo  do Sítio do Pica Pau Amarelo (Memórias de Emília)
Ilustração do filme, com tinta guache e cartolina (podemos trabalhar em grupo ou individual).
 4°feira
Oficinas de fantoches de vara (sala de aula) trabalhando os personagens do Sítio e suas características. Conversa como é bom viajar na imaginação em histórias com personagens distintos.
5°feira
Apresentação da professora Dayse (NO PAÍS DA FANTASIA). Visita à biblioteca para ouvir histórias.
6°feira
Recreação no coreto da praça mostrando que brincando se aprende (vivo-morto, passa anel, mímica, músicas variadas, cantigas de roda). Conversa informal com os alunos sobre as brincadeiras que seus pais e avós praticavam explorar o respeito devemos demonstrar pelos idosos.



SEGUE ABAIXO,ALGUMAS FOTOS DA SEQUÊNCIA REALIZADA NO CMEI:
Visita da Emília e a apresentação da Professora Dayse:


Turma da tia Ana Catarina e Viviane

Pais que assistiram a apresentação














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário