quarta-feira, 18 de maio de 2011

Descobrindo sensações com os pés

Descobrindo sensações com os pés
Professora: Ana Catarina e Viviane.
Educação Infantil III
Período de realização: 09 a 11/05/2011

 Objetivos
- Trabalhar a sensibilidade a partir dos pés;
-  Explorar a lateralidade;
-  Explorar noções de áspero, macio, liso, rugoso,etc...
Estratégias e recursos da aula
  Segunda –feira 09/05-Em rodinha,  solicitar às crianças para que tirem seus sapatos; em seguida, convidá-los para ficarem de pé e ouvirem e dançarem a música: Desengonçado de Bia Bedran Durante a música elaborar uma coreografia para ser realizada com as crianças, que aborde noções topográficas, de lateralidade, etc.Deixar que as crianças andem livremente sobre as pegadas com as texturas.
Terça-feira 10/05 propor ao grupo que carimbem o seus pés com tinta no papel. Essa atividade pode ser registrada em um instrumento individual, ou mesmo coletivamente. Assim, as crianças poderão visualizar o tamanho dos seus pés. Depois disso pode propor a  brincadeira com dos sapatos: Corrida dos sapatos Como brincar: As crianças tiram os sapatos, que serão embaralhados. Dá-se o sinal de início, e elas devem sair correndo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida.
Quarta –feira 11/05-serão distribuídas pelo espaço pegadas construídas de EVA, com diversos materiais colados sobre sua superfície: algodão, espuma, lixa d’ água, feijão, pedras gelo, arroz, aparas de lápis etc....  As pegadas devem ser organizadas ao longo de um caminho, em pares; então, as crianças irão percorrer o trajeto pisando sobre elas.  destacar com cada criança quais sensações ela está sentindo. Ao final da brincadeira, a turma se organiza em uma rodinha e falam sobre as sensações que sentiram ao pisarem sobre os diferentes materiais; quais foram agradáveis e quais foram desagradáveis; por que sentiram-se dessa forma, tentando relacionar tais sensações às propriedades dos materiais. Depois disso deixar que eles andem descalços no pátio da escola, no bosque e na horta.
Recursos
- Som; sapatos das crianças; música ;tinta; pegadas de EVA com texturas: algodão, lixa d’ água, feijão,arroz, gelo, pedras, aparas de lápis...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário