quarta-feira, 4 de maio de 2011

Boletim Informativo 2011



 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GERMANO GERHARDT




Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...

(Gonzaguinha)


OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ACORDO COM PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil) 



* Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma clara, cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;


* Descobrir e conhecer progressivamente seu corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem-estar;


* Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;


* Estabelecer e ampliar as relações sociais, aprendendo, aos poucos, a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;


* Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se com integrante, dependente e agente transformador;


* Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos, necessidades, expressar suas idéias e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.

Equipe do CMEI

Diretora:              Kristine Lourenço
Pedagoga:            Simone Grecco
Secretária:       Izabel de Lourdes P.P.Medeiros

Corpo Docente:

Matutino -      Verônica de Aguilar Aguieiras
                      Ivonete Ewald(Licença Maternidade)
                      Ana Maria Carvalho Bernardo Lange
                      Dayse Lucid C. da Penha

Vespertino -  Ana Catarina Littig Rupf
                      Viviane dos Reis Silva
                     Franciane Hoffmann Machado
                     Elza Schlens Marques
                     Ciléia Natalia da Silva

Serventes -   Ednéia Boaventura da Silva
                     Elizabete Capeline Gandra
                     Jacinete Erlacher Espíndula
                     Mauro Ribeiro Martines




1 – Horário de Funcionamento:

Turno
Entrada
Saída
Matutino
7h30min
11h30min
Vespertino
12h50min
16h50min
Secretaria do CMEI
7h
17h


Sobre as normas de funcionamento do CMEI:
  • O limite de tolerância para a entrada  no CMEI será de 10 minutos após o início das aulas. Solicitamos aos pais que a partir deste    horário a criança seja entregue no portão.
  • Pedimos aos responsáveis que busquem as crianças sempre nos horários estipulados, pois as mesmas demonstram-se inquietas e tristes quando ocorrem os atrasos.
  • Solicitamos que evitem retirar a criança do CMEI, principalmente no momento das atividades ou, antes dos horários previstos. As faltas devem ser justificadas.
  • O CMEI sugere a utilização do uniforme escolar como uma forma de identificar as crianças e para evitar gastos desnecessários com outras roupas. Portanto, seu uso não será obrigatório. Solicitamos que as crianças, principalmente da turma de 3 anos tragam outra peça de roupa em suas mochilas para qualquer eventualidade.
  • Caso a criança se sinta mal no CMEI, os pais serão imediatamente avisados para que tomem as medidas necessárias. Para tanto solicitamos que deixem seus telefones de contato sempre atualizados.
  • Sempre que o caderno de recado for enviado para casa com algum bilhete, o mesmo deverá ser assinado e devolvido no dia seguinte.
  • Conforme consenso entre os professores e combinado com as crianças faremos na sexta-feira ”O Dia do Brinquedo”. As crianças têm um grande apego aos seus brinquedos e mostram-se interessadas em trazê-los. Nesse sentido solicitamos que o mesmo não seja de estimação ou sofisticados para evitarmos perdas ou danos materiais, pois o CMEI não se responsabiliza por eventuais prejuízos que venham ocorrer. Orientamos aos familiares que evitem o uso de brinquedos que sugiram violência.
  •  Solicitamos também que as crianças não utilizem cordões, pulseiras, anéis ou outro adereço que possa causar algum tipo de acidente.
  • Quanto às comemorações de aniversários, as mesmas poderão ocorrer desde que avisadas com antecedência e organizadas para todo o turno. Sendo a arrumação da festa e demais gastos de responsabilidade da família do aniversariante.
  • O medicamento só será administrado no CMEI se forem acompanhados de receita médica, orientando o procedimento.
  • Crianças alérgicas a alimentos favor informar as professoras e a direção.

2 – Merenda Escolar:
O CMEI oferta a merenda escolar, que é especialmente elaborada com um cardápio que visa dentro das possibilidades, suplementar as necessidades diárias das crianças. Possuímos acompanhamento de uma Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação. Porém, contamos com a colaboração dos familiares no sentido de incentivarem as crianças a merendarem no CMEI, e nesse caso, solicitamos que não enviem outro tipo de merenda. Se por algum motivo  não puderem consumir a merenda sugerida no cardápio, nessa situação, ofereceremos outra opção disponível no CMEI.

3 – Sobre a Proposta Pedagógica do CMEI:

A possibilidade efetiva de todo ser humano utilizar a linguagem, em diferentes contextos de comunicação, é não só um direito individual, mas condição de cidadania. Garantir esse direito é tarefa da educação escolar.
Pensando nos desafios da Educação Infantil, nossa proposta de trabalho será realizada através de temas importantes que nortearão o processo educativo através da integração de seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Os temas serão desenvolvidos através de projetos que nasçam da curiosidade e dos questionamentos feitos pela própria criança ou de acordo com a necessidade do CMEI.  Serão marcados por uma ativa interdisciplinaridade, envolvendo linguagem oral e escrita, compreensão de símbolos, identificação da linguagem dos números e das grandezas, assim como reconhecimento do entorno social, cuidados ambientais, experiências que envolvam o corpo, jogos e brincadeiras, emoções, suas descobertas, higiene, saúde, alimentação sadia, entre outros. Em consonância com os Estudos da Educação do Campo  ofertado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

4 – Sobre os Plantões Pedagógicos:
Ao encerramento de cada bimestre será feito um relatório individual que conta com registros e observações diárias sobre a aprendizagem das     crianças denominadas Portifólio e conforme regulamenta o Regimento Municipal. Em seguida agendaremos os plantões pedagógicos, que serão realizados através de atendimentos individuais ou coletivos para que os pais possam esclarecer dúvidas sobre os aspectos observados no desenvolvimento de seus filhos.

5- Sobre o Conselho de Escola segundo o Regimento Comum da  Rede Municipal  de Ensino de Domingos Martins:

Art. 54. A Associação Escola-Comunidade, que também poderá ter a denominação de Conselho Escola é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada para atuar junto à unidade escolar, em regime de cooperação, objetivando oferecer apoio na assistência e formação do educando, promovendo a integração entre o poder público, a comunidade, a escola e a família.

            Art. 55. A Associação Escola-Comunidade ou Conselho Escola será regido por Estatuto próprio, que definirá seus objetivos e regulamentará a forma de composição e funcionamento, observando-se a legislação em vigor.

Tendo a seguinte composição:
Presidente:  Kristine Lourenço
Vice-Presidente:  Ademir José Stein
Secretária:  Roseli Gonoring Herh
Tesoureira:  Denisia Maria Merscher
Conselheiras: Ivonete Ewaald
                       Elza Schlens Marques
                        Sylvia Regina Rangel de Jesus


CRONOGRAMA PARA 2011


MESES

DIAS




      MOTIVO
Fevereiro
     28

Formação Continuada SECEDU **
Março
07,080e09

Carnaval **
Abril
01

Planejamento Interno*

12

Formação Continuada  SECEDU**

 21 e 22

Feriado da Semana Santa
Maio
02

Planejamento Interno**

 06

Fórum de Educação Infantil**

16

Formação Continuada**
Junho
    16

Formação Continuada  SECEDU**

    23

Feriado

    24

Planejamento Interno**
Julho
    08

Feriado Municipal

25 a 30

Recesso Escolar
Agosto
    06

Capacitação da SECEDU
Setembro
    07

Feriado Nacional

    27

Formação Continuada  SECEDU**
Outubro
12 e 28

Feriado
Novembro
02 e 15

Feriado Nacional
Dezembro
   22

Encerramento do ano letivo

Observação: Algumas datas mencionadas estão sujeitas a alteração, porém caso ocorram mudanças essas serão avisadas com antecedência.
** Não haverá aula.


BIMESTRE
PERÍODO
DIAS LETIVOS
Primeiro
03/02 a 28/04
52
Segundo
04/05 a 22/07
52
Terceiro
01/08 a 07/10
47
Quarto
06/10 a 22/12
49
Total de Dias Letivos
200








Avenida Koehler, 154 – Domingos Martins-ES-.
Tel.: 3268-2755     e-mail: cmeigermano@gmail.com e cmeigermanogerhardt@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário