terça-feira, 12 de abril de 2011

Nossa História: Você sabe quem foi Germano Gerhardt?

Germano Gerhardt nasceu em 12/11/1879 e faleceu em 29/11/1957. Neto de imigrantes alemães que aqui chegaram em 1847, sendo seu avô Jakob Gerhardt, seus pais Pedro Gerhard e Emilia Bohrer.

Sua família possuía um comércio desde o tempo de seu avô, sendo este o primeiro comerciante da Colônia de Santa Isabel, tendo recebido a visita por algumas horas de D Pedro II em sua visita na data de 30/01/1860. Seu pai deu continuidade as atividades e também se tornou o primeiro farmacêutico da época e logo depois seu filho Germano Gerhardt foi o primeiro médico nascido neste município. Mas continuou com o oficio dos seus familiares, tornando-se final do Séc. XVIII e início do séc.XIX até a década de 1930 o negociante mais abastado, inclusive emprestando dinheiro aos que precisassem.

Este comércio ficava situado na atual Avenida Presidente Vargas onde hoje está localizada a residência do Sr. Roberto Mayer. A antiga casa do Senhor Germano Gerhardt fica ao lado deste imóvel sendo uma construção datada do final do Séc. XIX

Casou com Maria Kill e tiveram dois filhos Elza Gerhardt e Arthur Gerhardt que mais tarde tornou-se Prefeito Municipal no período de 1945 a 1946 e 1951 a 1954. Ele também era conhecido por Germano Geraldo que em alemão possui esse significado na nossa Língua Portuguesa.

A Escola Municipal que recebe o seu nome chama-se Jardim de Infância Germano Gerhardt, tendo sido inaugurada em 27/11/1970 de acordo com a Portaria nº448 nas gestões do Prefeito Moacir da Silva Vargas e do Governador Arthur Carlos Gerhardt, este seu neto. Fica situada a Avenida Koehler, nº 154, Centro, Domingos Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário